sábado, 15 de outubro de 2011

Interpretação de texto

Texto I
CONVITE
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
PAES, José Paulo. Quem, eu? São Paulo: Atual,
1996.


Texto II
BOLHAS
Olha a bolha d’água
No galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!
Olha a bolha na mão
que trabalha!
Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha.
Olha a bolha!
Olha a bolha
que molha
a mão do menino:
A bolha da chuva na calha!
MEIRELES, Cecília. Obra poética. Rio de Janeiro:
Aguilar, 1983.


Texto III
BRINCADEIRAS
A maioria das crianças de hoje em dia desconhece divertimentos simples como cabra-cega, passa-anel, pula-sela, siga-o-mestre, chicote-queimado, telefone-sem-fio e centenas de outras brincadeiras transmitidas oralmente há séculos por sucessivas gerações. Também as cantigas e frases que acompanhavam o pular corda e a roda se reduziram bastante na memória infantil.
Alguns passatempos nem chegaram a sair de moda, e resistem bravamente à concorrência da televisão e à escassez de espaços livres na cidade. Basta observar: não há menino ou menina que não saiba brincar de esconde-esconde, polícia-e-ladrão, pegador, casinha e tantas outras do tipo faz-de-conta, ainda as preferidas pela maioria das crianças.
O que nem todos sabem é que muitas brincadeiras guardam sentidos simbólicos ancestrais, do tempo em que cumpriam funções de caráter sagrado. Com o passar dos séculos, viraram entretenimento, primeiro para adultos, depois para crianças.
De caráter universal, muitas brincadeiras são encontradas em civilizações que às vezes não travaram entre si nenhuma forma de contato.[...] A amarelinha, por exemplo, é jogada em países diferentes como Estados Unidos e Rússia, China e Birmânia. O curioso traçado do jogo se assemelha a representações de templos antiqüíssimos, conforme observou um pesquisador argentino. Marelle para os franceses, rayuela para os espanhóis, academia para os portugueses,
no Brasil a amarelinha tem vários nomes: maré, pé-pé, sapata e avião. Entre os romanos era jogos do odre e para os gregos, ascolias. Na verdade, isso mostra apenas que brincadeiras se transformam, algumas perdem sentido e
muitas, muitas mesmo, ainda merecem ser resgatadas, pois certamente ainda irão cativar o interesse das crianças.
(Rio de Janeiro, Kalunga, n.º 91, ano XXVI, jul.1998, p.21, com adaptações.)
COLÉGIO PEDRO II – MEC
Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental – 2008
Prova de Português

Texto IV
QUESTÃO 1 (VALOR: 0,5)
Qual é a principal diferença, de acordo com o texto I, entre brincar com palavras e brincar com bola, papagaio, pião?
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QUESTÃO 2 (VALOR: 0,5)
A expressão “só que” liga as duas primeiras estrofes do texto I. Que palavra poderia substituir essa expressão, mantendo o mesmo sentido presente no poema? (0,5)
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QUESTÃO 3 (VALOR: 0,5)
É possível perceber que o texto II é uma brincadeira com uma palavra: bolha. Em que verso do
Texto I fica claro que brincar de poesia é dar outros significados às palavras?
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QUESTÃO 4 (VALOR: 1,0)
Em uma estrofe do texto II, as bolhas apresentam um significado diferente das demais bolhas das outras estrofes.
a) Copie essa estrofe.
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b) Que significado é esse?
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QUESTÃO 5 (VALOR: 0,5)
No texto II, foram usadas as palavras “olha, bolha, galho, orvalho, rolha, trabalha, palha, brilha,
espelha, espalha, molha e calha”, levando à brincadeira, porque:
(a) são todas da mesma classe gramatical;
(b) guardam entre si significados semelhantes;
(c) são todas de valor positivo;
(d) possuem sonoridades semelhantes

QUESTÃO 6 (VALOR: 0,5)
De acordo com o texto III, quais são os maiores adversários das brincadeiras infantis?
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QUESTÃO 7 (VALOR: 1,0)
Leia com atenção o trecho abaixo, retirado do texto III:
“Na verdade, isso mostra apenas que brincadeiras se transformam, algumas perdem sentido e muitas, muitas mesmo, ainda merecem ser resgatadas, pois certamente ainda irão cativar o interesse das crianças.”
a) Que forma verbal simples substituiria a forma composta sublinhada?
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b) No trecho destacado, o autor, ao reforçar a ideia de que determinadas brincadeiras devem ser recuperadas, organiza as palavras de modo particular. Copie somente as palavras que representam esse reforço.
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QUESTÃO 8 (VALOR: 0,5)
No penúltimo quadrinho do texto IV, Franjinha diz:
“ – Agora posso brincar !”
Essa fala da personagem mostra sua própria opinião sobre a atividade que desempenhava anteriormente. Que opinião é essa?
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QUESTÃO 9 (VALOR: 0,5)
Ao usar o verbo ganhar, no texto IV, Franjinha manteria o mesmo sentido se usasse vencer. Mas o verbo perder não significa, no mesmo texto, ser derrotado.
Sendo assim, explique por que Franjinha perdeu o dia.
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QUESTÁO 10 (VALOR: 0,5)
Apesar de suas evidentes diferenças, os textos I, II, III e IV têm um tema em comum. Assinale a única alternativa correta:
(a) Os textos denunciam a desvalorização pelas crianças atuais de divertimentos simples;
(b) Os textos tratam de brincadeiras, delas falando ou realizando-as na prática;
(c) Os textos valorizam os passatempos, antigos ou atuais, que têm muitos nomes;
(d) Os textos apresentam o uso poético de palavras como mais uma forma de brincadeira.

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